quinta-feira, 6 de maio de 2010

O VOTO - O QUE É VOTAR CERTO? PARTE II

Temos dezenas de partidos, a maioria sem representatividade, todos com a mesma característica. Não assumem nada de maneira enfática, pois assim, estão livres para atuarem da maneira que quiserem sem compromisso com o eleitor/afiliado. Apenas usam o seu voto. Para que cerca de 30 partidos que dizem a mesma coisa?
Deveríamos ter 4 a 5 partidos. Se você é contra o aborto, por exemplo, que outras opções existem? A opção a favor e a opção contra ou a favor condicionado,como no caso de estupro ou risco de morte para a mãe, por exemplo. Não há muitas opções a mais. Vejam o exemplo de um país como os E.U.A.
 Nos Estados Unidos, só ouvimos falar em 02 partidos políticos. Há muitos mais, mas são inexpressivos. Os dois principais são os Democratas e os Republicanos. Se você é conservador, ultra-capitalista, *xenófobo, militarista, defende os interesses dos mais ricos, você é republicano. Se você é liberal, defende programas voltados para o social, pacifista, aberto ao diálogo, inclusive com outros países, você é Democrata. Esses dois partidos agregam valores, normalmente opostos, mas, com alguns pontos em comum, ou seja, quase todas as opções. Não precisa de mais. Isso é lógico, coerente e muito mais eficiente. Tem que ter objetivo e, principalmente, finalidade que justifique sua existência.
Uma pessoa que foi eleita, que não tenha compromisso partidário (pode trocar de partido a hora que quiser) e nem tenha compromisso com uma idéia que represente parcelas significativas da população, faz o que quer de acordo com o que ela pensa, e não de acordo com o que a maioria que a elegeu deseja, mesmo porque essa pessoa eleita não sabe o que você deseja. Você só votou nessa pessoa para ela fazer algo que nem você tem idéia do quê. Não há vínculo nem compromisso ideológico.
Votar certo é, então, votar em que você acredita e não em quem você acredita.
Mas eu disse que os partidos brasileiros não se posicionam, nem defendem posições polêmicas, não disse? Como encontrar um partido que defenda o que você pensa? Bom, isso é mais difícil. Como os partidos foram estruturados de maneira a levar em conta seu DESconhecimento desse fato, eles têm sua estrutura voltada para apenas usar seu voto em candidatos sem compromisso ideológico.
Assim, ou se cria um novo partido (o que não é fácil; E é o nosso objetivo), ou começa a mudá-lo de dentro. Isso implica em você e pessoas como você, afiliar-se a um partido que tenha uma identificação com o que você pensa e mudá-lo de dentro e por dentro; Mas veja: Se você acredita que deva existir pena de morte no  Brasil, não encontrará nenhum partido para defender seus interesses (exceto o nosso, que está aqui para isso); Os partidos políticos atuais, são estruturados de maneira arcaica e exploratória. Esta é a regra do jogo. Por isso, temos de MUDAR as regras deste jogo e iniciarmos um novo. Com partidos políticos sérios e nos moldes dos partidos de um país desenvolvido e com pessoas politizadas. E esse processo é difícil, mas necessário. Para se chegar a um destino, deve-se dar o primeiro passo. E lembre-se: haverá muitas pessoas que irão desejar que continuemos da maneira que estamos, ou seja, reféns dessa estrutura. Irão resistir e nos atacar. Mas resistiremos e prevaleceremos.
Finalizando, o que desejo frisar é que votar em pessoas não resolve, os coronéis eleitorais se aproveitam dessa estrutura e, sem metas, obrigações e objetivos bem definidos, trabalharão em prol de si mesmos, como acontece hoje, e sempre aconteceu. E vai continuar acontecendo, caso não rompamos com esse ciclo.
Já no caso de se votar em partidos, em idéias, não importa muito quem será eleito, claro que tal candidato tem de reunir condições de história, vontade política, lutas, compromisso, lealdade, honestidade e outros, mas não importa o nome daquela pessoa, importa que ela esteja naquele partido porque acredita naquelas idéias, que você também acredita. Não é um saco de gatos, que mistura todo mundo, todas as idéias e ao mesmo tempo nenhuma, o que gera uma bagunça.
Quando ouvimos na TV o apresentador falar: Vote certo, Ô Babaca! Muita gente fica “boiando”. O quê? Como votar certo? Votar certo é votar em quem?
Votar certo é votar em um partido que represente o que VOCÊ acredita.
O partido não tem que ter receio de assumir posições polêmicas, muito pelo contrário, ele crescerá assim.Quem estiver dentro desse partido, acreditará no que você acredita e vai lutar para implantar aquilo que todos acreditam.
Pense em uma religião. Por quê fulano é católico ou budista? Porque acredita no que essas religiões pregam. E os líderes dessas religiões defenderão essas crenças para todos. A mesma coisa acontece em um partido político estruturado nos moldes de uma sociedade evoluída. Isso é representatividade real de um partido, compromisso e respeito ao seu eleitorado e seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário