quinta-feira, 6 de maio de 2010

O VOTO - O QUE É VOTAR CERTO? PARTE I

VAMOS COMEÇAR A EXPLICAR COMO VOCÊ FOI ENGANADO:

Durante muito tempo, se dizia que com o retorno da democracia e a implantação ou resgate do voto direto nas eleições gerais, todos os nossos problemas iriam acabar, (lembra das Organizações Tabajara?), que você iria controlar seus governantes, que as desigualdades iriam acabar e que eventuais desvios e excessos seriam o preço a pagar pela democracia.
Mentira pura. Tanto é que vocês estão vendo que os problemas aumentaram desde 1985, quando do “retorno da democracia”. È claro houve avanços, mas, no geral, continua a mesma catástrofe na saúde, educação, segurança, infra-estrutura, saneamento básico; a Amazônia abandonada, nenhuma política de crescimento, de incentivo a pesquisa em alta tecnologia, e um parco projeto concreto para o futuro, com metas, continuidade e engajamento real.
Por quê? Primeiro, por que a estrutura e a origem da constituição favorecem a corrupção e a ineficiência.
Segundo, investiram na ignorância da população, destruindo o ensino público e tirando da grade de ensino, matérias como O.S.P.B.(Organização Social e Política Brasileira) e Educação Moral e Cívica, que ensinavam a estrutura política de uma nação, civilidade e cidadania. Afinal de contas, um povo culto, informado, educado é muito mais difícil de se  manipular.
Terceiro: Ensinaram a você que você deve escolher e votar no melhor candidato (ou no menos pior) e continuam martelando isso eleição após eleição para que você continue acreditando nisso. Muita gente que tem acesso à mídia, e que vai falar sobre voto, cidadania, fala tanta bobagem, e é por isso que você vota, vota e vota e nada muda. Vou te explicar o por quê disso agora.
O voto é uma procuração que você dá a alguém para que ele te represente e faça ou defenda leis sobre assuntos em que você acredita. Você já parou para pensar no quê você acredita? Pois é, isso é a base de tudo. No que você acredita?
Exemplo: Você é contra ou a favor da pena de morte? Você é contra ou a favor do aborto? Você é contra ou a favor da permissão para portar armas? Você é contra ou a favor da descriminalização do tráfico ou uso de drogas? Você acha que o país deve adotar uma postura mais imperialista ou não? Você é a favor de uma política dura contra imigrantes ilegais dos países vizinhos por achar que eles tiram empregos de brasileiros ou não? Você tem de se posicionar. Feito isso, você deve encontrar quem pense como você, ou seja, uma instituição política (um partido) que defenda essas idéias. Que tenha definido em seu estatuto e em seu programa de governo o que ele acredita e defende. Se estiver de acordo com o que você acredita, esse é o seu partido. Isso implica que todos os que se afiliarem a esse partido, acreditarão naquela proposta e a defenderão. Veja o caso do aborto. Você é contra o aborto. Mas se o partido não define se é contra ou a favor, os candidatos podem defender qualquer lado, independente do que VOCÊ  acredita; E no geral, defendem o que eles próprios acreditam, já que ele não tem obrigação com você em relação a esse assunto, pois não sabe o que você acredita. É o que acontece com o nosso sistema. Você quer algo, mas seu deputado cria leis e vota contra os seus interesses. Só que, se você procurar, não vai encontrar um partido com propostas claras sobre qualquer assunto, pois eles foram formados para atuar em uma estrutura de voto em pessoas. E pessoas não resolvem. Idéias sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário