quinta-feira, 26 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO - PROJETO DE DESENVOLVIMENTO

Fala-se muito em educação. Principalmente em época de eleições. À cada quatro anos sempre é a mesma ladainha de que: "Vamos lutar pela educação", "Precisamos fazer isso ou aquilo pelas nossas crianças". Mas, efetivamente, nada é feito. A única mudança visível realizada por algum governo foi a feita pelo governo do Estado de São Paulo e a mudança FOI PARA PIOR!!!
É claro, se deixarmos de lado a idéia básica de um desgoverno como o do PSDB que é o de investir na ignorância da população para que essa população continue sendo manipulada, a idéia no mínimo é de uma estupidez brutal.
Duas professoras em sala de aula! Segundo um provérbio turco, "Dois capitães afundarão um navio". Duas professoras, uma atrapalhando a outra, acendendo disputas e ferindo suas competências. Quem é melhor que quem? Quem merece ser a titular? Enquanto uma "tira a dúvida" de um aluno...( ) quer dizer que este aluno não está prestando atenção na aula da outra!
E o conceito da não reprovação? A tal da aprovação automática. Ridículo. É por isso que temos adultos com segundo grau completo que chegam ao mercado de trabalho e não sabem ler nem escrever. E até mesmo graduados que chegam a se formar e mal sabem ler e escrever.
E lembram porque a aprovação automática foi criada? Porque o Brasil figurava em uma posição alarmante nos índices internacionais e nacionais em matéria de...Repetência escolar!!!
Na visão "PSDBista", ora, se o problema é a repetência nas escolas, vamos simplesmente acabar com elas e esses dados sumirão das estatísticas. Foi o que aconteceu!
A idéia não é resolver o problema, que passa pela formação adequada de professores, oferecimento de estrutura de trabalho e principalmente, a valorização salarial do professor.
Hoje se fala em ensino técnico. QUEM na década de oitenta destruiu o ensino técnico em favor das escolas particulares??? QUEM  investiu na miséria e no desemprego praticamente eliminando o ensino técnico na esfera pública? E isso começou há cerca de 30 anos atrás. Hoje querem culpar um governo que está aí há oito anos. É muita cara de pau.
Esta não é um postagem visando a proteger este ou aquele partido existente, mas nós do Partido Supremo somos (ou queremos ser) PRÓ-ATIVOS. Não vamos só criticar. Vamos apoiar o pouco que está certo, e criticar o que está errado, apontando soluções. Soluções essas, que são nossa plataforma de governo.
Mas vamos falar de nossas propostas.
Primeiro: Não é porque um partido assume que o problema está resolvido! Tem de se começar do ZERO a criação de uma estrutura que funcione.
A grade escolar do MEC tem de se aproximar da realidade e o ensino deve ter por objetivo o embasamento teórico e prático, aliado a uma perspectiva nacional e internacional dos objetivos da nação.
Segundo: Com a tecnologia do século 21, não é difícil cadastrar cada unidade escolar do país e ter seus dados administrados na esfera estadual e federal, para que se possa estabelecer uma "via rápida" de liberação de recursos, acabando com a burocracia que faz "sumir" as verbas da educação que nunca chegam nas unidades (escolas).
Terceiro: Tem de haver uma instituição de REFERÊNCIA no preparo do professor, para treiná-lo de acordo com metas mínimas de excelência no ensino. E as metas mínimas devem ser consideradas altas mesmo no âmbito internacional.
Quarto: Por uma visão estratégica de crescimento e cidadania, prioritariamente devem ser adotados os ensinos: Estado e Cidadania (onde se incluiriam estudos sobre direitos humanos, responsabilidades, formação política, religiões, diferentes culturas, etc... ; Inglês e/ou espanhol (desde o ciclo básico, tendo como objetivo a formação de uma país bilíngue em 15 anos; Capacitação e estímulo financeiro ao esporte, gerando esportistas e campeões dentro das escolas; Formação em tempo integral.
Quinto: FORMAÇÃO CONTINUADA:  Nove a Dez anos de formação geral, com as disciplinas atuais aliadas à outras que se mostrarem necessárias aos objetivos do país (conforme exemplificado acima).
Três anos de formação técnica na área escolhida pelo aluno com decisão amparada por estudos vocacionais.
Mais três anos de formação em nível superior em seguimento e complementação à área escolhida, totalizando   seis anos de estudo ininterrupto na área e produzindo um profissional capacitado e preparado para as exigências do mercado, da nação e de si mesmo.
Sexto: O Professor, sendo um profissional com essa responsabilidade deverá ser dignamente recompensado, pois ele é quem formará um cidadão ciente de seus direitos e deveres e apto a assumir suas responsabilidades para com a sociedade. Um profissional como este não deve receber um valor inferior à 20 salários mínimos em início de carreira.
Sétimo: Responsabilidade. Acreditamos que muito dos problemas sociais que vivenciamos hoje, deve-se à uma crença distorcida do que é cidadania. Cidadania não é só: EU POSSO, EU TENHO DIREITO! Mas sim, EU POSSO E TENHO DIREITO SE CUMPRIR MINHAS OBRIGAÇÕES.
Hoje vemos professores agredidos física e verbalmente, sendo ameaçados por alunos (mesmo os abaixo de 14 anos)  e alguns dos pais, para piorar, não ficam do lado do professor. Super protegem seus filhos à ponto de piorar seus comportamentos inadequados e anti-sociais. Cabe ao professor ou diretor fazer um B.O. na delegacia e ter a certeza de que nada PODERÁ ser feito e não haverá qualquer repercussão ou sanção ao aluno indisciplinado e muitas vezes "criminoso".
Como resolver a questão da segurança nas escolas? Não é difícil! Tem de ter vontade.
Não adianta colocar uma "ronda escolar" que vai passar de vez em quando na porta da escola ou apenas quando for acionada pelo COPOM.
Precisamos criar regras em que a RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL seja o fator determinante  responsável pela sua ascensão e oportunidades a que possa a vir receber da sociedade.Ou mesmo que venha a perder essas oportunidades.
Exemplo: Quaisquer atos anti-sociais, agressivos ou inadequados, gerarão pontuação negativa em seu prontuário que influirão em sua jornada pelo ciclo hoje chamado fundamental e médio. Mas dependendo de SUAS ações, o impedirão de conseguir acesso à fase técnica e a uma universidade. Tal aluno saberá que foi o único e exclusivo culpado por fechar suas próprias portas. E alunos que respeitam o próximo não terão sido prejudicados. ESTÍMULO AO BOM COMPORTAMENTO, INDUZINDO A DIMINUIÇÃO DOS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS.
Precisamos de Câmeras de vídeo espalhados nas escolas e principalmente, não deixarmos os professores e alunos isolados e sem segurança com a criação da GUARDA ESCOLAR.


Traficante e criminoso não respeita Porteiro. Não respeita vigia. Não respeita guarda. Mas respeita a polícia.


A GUARDA ESCOLAR, ao contrário do que é hoje, seria uma força POLICIAL independente, pertencente aos quadros da Secretaria de Segurança Pública com designação permanente na Secretaria de Ensino e com três a quatro policiais em cada escola, visando oferecer segurança à cada unidade escolar.
Tal GUARDA ESCOLAR seria uma subdivisão pertencente à polícia estadual única que defendemos e, é claro, portaria armas, mas não ostensivamente diante dos alunos. Apenas nas situações que se vierem a ser necessárias.
Tal GUARDA ESCOLAR espantaria definitivamente os pequenos traficantes que rondam as portas das escolas e eventuais alunos que, poderiam querer se aventurar no tráfico dentro das salas de aula. Inibiria, juntamente com  a atribuição de responsabilidades aos alunos, todos os problemas que vemos hoje em matéria de segurança na área de educação.
Estas seriam as linhas gerais do projeto de reestruturação da educação do Partido Supremo Nacional, e sabemos que será eficaz, pois ataca os problemas em suas fontes. Sem maquiagens, sem meias verdades, sem demagogia, sem mentiras.
A grande verdade é que os políticos que aí estão não sabem o que fazer. Não tem competência. Dizem que tem experiência, mas sua experiência está em fazer as coisas erradas que aí estão.
E para nós, experiência é importante, mas não é tudo. Mais importante que experiência quando se está no governo, é se ter VONTADE e um bom STAFF.
Com uma boa assessoria, se você tiver VONTADE DE FAZER O QUE PRECISA SER FEITO, você conseguirá realizar.
Ajude-nos a realizar o projeto de implantar essas mudanças. Entre em nosso site (www.partidosupremonacional.com.br) e imprima a folha de apoio à criação do Partido Supremo Nacional; Colete assinaturas de seus amigos, parentes e conhecidos e mande para a caixa postal lá indicada.  Se quiser fazer mais e participar, seja um membro fundador do partido e torne-se a liderança em um nível nacional que o país e o povo precisa.

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